Código: 11367 Data Inscrição: 24/05/2014
Tipo: Simpósio
Coordenador(a): ERICO DE LIMA AZEVEDO
Instituição: ANTONIO MENEGHETTI FACULDADE
Financiador: Sem Financiador

Título:
CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA ONTOPSICOLÓGICA PARA O EXERCÍCIO ÉTICO DA PESQUISA EM PSICOLOGIA
Resumo Geral:

Este simpósio apresenta as origens históricas que ligam o pensamento do filósofo alemão Edmund Husserl, iniciador da fenomenologia, às descobertas do cientista italiano Antonio Meneghetti, iniciador da escola ontopsicológica e, como resultado, as propostas que esta abordagem ao problema crítico do conhecimento tem para a atuação ética na Psicologia. O percurso histórico inicia com a obra ?A crise das ciências européias e a fenomenologia transcendental?, de Edmund Husserl, onde ele busca o fundamento último necessário ao exercício de todas as ciências, sendo central, nessa tarefa, o papel da psicologia. Das propostas da ?Crise?, inicia o percurso científico de Antonio Meneghetti, que culmina com a descoberta empírica do nexo ontológico, ou Eu originário (Ur-Ich), que ele denomina de Em Si ôntico, bem como o desenvolvimento teórico e metódico da Ontopsicologia. O segundo objetivo do trabalho é demonstrar como o método ontopsicológico, interdisciplinar por essência, pode ser aplicado como elementar para a práxis ética de qualquer ciência e qual sua contribuição à psicologia contemporânea. Trata-se de revisar criticamente o clássico método indutivo-dedutivo das ciências, adicionando um critério ético não convencional, mas constituinte e fundante do conhecimento humano. Portanto, o simpósio propõe uma revisão das origens históricas, das descobertas e do método de análise e intervenção da Ontopsicologia, apresentando precisamente qual a sua contribuição ao problema crítico do conhecimento à Psicologia. Para a Ontopsicologia, a exatidão de toda ciência é confiada à exatidão do instrumento e, na psicologia, o instrumento é o homem. Trata-se, portanto, de recuperar a capacidade ao nexo ontológico.


Resumo do autor: ALÉCIO VIDOR

ASPECTOS HISTÓRICOS, RELAÇÕES ENTRE FENOMENOLOGIA ONTOPSICOLOGIA E DISTINÇÃO DA PSICOLOGIA

Na primeira parte do simpósio, serão apresentadas as origens históricas que ligam o pensamento do filósofo alemão Edmund Husserl, iniciador da fenomenologia, às descobertas do cientista italiano Antonio Meneghetti, iniciador da escola ontopsicológica. O percurso histórico inicia com a obra ?A crise das ciências européias e a fenomenologia transcendental?, de Edmund Husserl, onde ele busca o fundamento último necessário ao exercício de todas as ciências, sendo central, nessa tarefa, o papel da psicologia. Das propostas da ?Crise?, inicia o percurso científico de Antonio Meneghetti, que culmina com a descoberta empírica do nexo ontológico, ou Eu originário (Ur-Ich), que ele denomina de Em Si ôntico, bem como o desenvolvimento teórico e metódico da Ontopsicologia.


Resumo do autor: ERICO DE LIMA AZEVEDO

AS DESDOBERTAS DA ONTOPSICOLOGIA E O PROBLEMA CRÍTICO DO CONHECIMENTO

Na segunda parte do simpósio será feita uma síntese das descobertas científicas da Ontopsicologia - Campo Semântico, Em Si ôntico e Monitor de Deflexão - e, a partir dessas descobertas, quais as consequências para a teoria do conhecimento, para a teoria da ciência e para o exercício ético e crítico da profissão e da pesquisa em Psicologia. Do ponto de vista do método, serão apresentada as contribuições desta escola quanto aos critérios e categorias de análise para consentir a compreensão das imagens inerentes à experiência humana. Por fim, serão fornecidos exemplos de pesquisas com o método ontopsicológico o qual, interdisciplinar por essência, pode ser aplicado como elementar para a práxis ética de qualquer ciência, uma vez que adiciona-se ao método científico um critério ético constituinte e fundante do conhecimento humano.


Resumo do autor: PATRÍCIA WAZLAWICK

A PSICOTERAPIA DE AUTENTICAÇÃO COMO INSTRUMENTO ESPECÍFICO DA ESCOLA ONTOPSICOLÓGICA PARA O EXERCÍCIO CRÍTICO DE CONHECIMENTO E VERIFICAÇÃO DA EXATIDÃO DO PESQUISADOR

Na terceira e última parte do simpósio, será apresentado de modo claro e distinto o conceito de psicoterapia de autenticação, qual seu objeto, método e fim. Trata-se do instrumento específico proposto pela escola ontopsicológica para a revisão crítica da consciência do operador de conhecimento. De fato, se a exatidão de toda ciência é confiada à exatidão dos instrumentos utilizados e, na psicologia, o instrumento é o homem, é fundamental que seja um homem com uma consciência exata, radicada na experiência do "mundo-da-vida" (Husserl). A psicoterapia de autenticação é, nesse sentido, o instrumento que visa recuperar a capacidade do operador de conhecimento ao nexo ontológico. Nesse aspecto, torna-se evidente qual a contribuição da escola ontopsicológica à psicologia contemporânea.

Número ISBN: 978-85-89208-71-0