Código: 14110 Data Inscrição: 01/07/2014
Tipo: Conversando Sobre...
Coordenador(a): SUZANA FELDENS SCHWERTNER
Instituição: UNIVATES
Coautor(es): Instituição Origem:
CLÁUDIA INÊS HORN CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
ANGELICA VIER MUNHOZ CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
IEDA MARIA GIONGO UNIVATES
FABIANE OLEGÁRIO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
Financiador: Outros -CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

Título:
A ESCOLA E AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DA CONTEMPORANEIDADE: A VOZ DE ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL
Resumo Geral:

Este projeto de pesquisa, proposto a partir dos resultados da pesquisa ?A escola e as novas configurações da contemporaneidade? e realizada em parceria com o Mestrado em Ensino da Univates (Lajeado/RS), tem como objetivo central discutir as configurações da instituição escolar na atualidade. Em especial, investigar, na ótica de um grupo de estudantes concluintes do Ensino Fundamental e Médio, o lugar ocupado pelas Ciências Exatas. Cientes da importância de se pensar a instituição escolar do ponto de vista dos estudos pós-estruturalistas em Educação, especialmente por meio de autores como Michel Foucault (1997; 2002), Júlio Groppa Aquino (1996; 2000) e Jorge Larrosa (2000; 2004), e da necessidade de compreender as vozes de atores importantes da cena educacional vislumbramos, com este projeto, a escuta e o espaço de produção dos alunos em meio a uma escola contemporânea que vem sendo chamada, cada vez mais, a cumprir diferentes papeis e funções que até pouco tempo não faziam parte de seu modus operandi. A proposta metodológica será configurada a partir de grupos focais com estudantes dos nonos e terceiros anos de duas escolas do Vale do Taquari (RS), uma pública e outra privada. Ao fazer emergir visibilidades e possibilidades enunciativas acerca das configurações da escola, o tratamento dos dados será realizado por meio da análise de discurso na perspectiva foucaultiana. A pesquisa busca contribuir para ampliar a discussão sobre as funções da escola básica na atualidade e sua importância para os jovens estudantes, trazendo-os para o centro da conversa.


Número ISBN: 978-85-89208-71-0