Informações do trabalho

Título
MANIFESTAÇÕES DO BULLYING HOMOFÓBICO EM NARRATIVAS DE ADOLESCENTES
Tipo de trabalho
Comunicação Oral
Autor Principal
WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA
Instituição
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Autor(es)
Manoel Antônio dos Santos
Instituição Origem
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Autor(es)
Marta Angélica Iossi Silva
Instituição Origem
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Financiador
Empresa Pública - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Eixo
A psicologia e os desafios da intersetorialidade nas políticas públicas
Processo
Processos Investigativos
Área
Psicologia Social
Palavra-chave
Adolescência ,Vulnerabilidades ,Violência
Resumo
O bullying homofóbico é um tipo de violência vivenciado por crianças e adolescentes em idade escolar e se relaciona a provocações, discriminação, violência física e outras formas de agressão motivadas pela orientação sexual dos estudantes. A literatura científica tem demonstrado que estudantes em diferentes níveis de escolarização e identificados como não-heterossexuais apresentam maior possibilidade ou risco para a vitimização por bullying. Diante desse cenário, objetivou-se apresentar narrativas de adolescentes que justificam a ocorrência do bullying a partir da orientação sexual. O estudo decorre de uma pesquisa maior sobre a relação entre bullying na adolescência e interações familiares. Participaram do estudo 55 adolescentes com idades entre 11 e 19 anos, sendo 30 meninos e 25 meninas. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas que foram analisadas no software Atlas.TI. Expressões de bullying homofóbico foram registradas nas narrativas dos participantes: "até hoje os meninos chamam ele de gay" (Menina 13, 13 anos); "As meninas começaram a xingar e ele tem a voz fina. Começaram a falar que ele era gordo e gay" (Menina 21, 12 anos); "O colega estava excluído ele por ele ser gay. Se eu fosse lésbica isso também poderia acontecer comigo. Poderiam me excluir por eu ter um jeito meio diferente, um jeito meio de lésbica" (Menina 46, 14 anos). Os resultados revelam a gravidade do bullying homofóbico nas escolas e a necessidade de políticas educacionais protetoras para estudantes identificados como não-heterossexuais, ou àqueles que apresentam características divergentes da heteronormalidade.
ISBN
978-85-64749-01-6