A Inteligência Emocional (IE) é definida como a capacidade de perceber, acessar e gerar, compreender e regular as emoções para promover o crescimento emocional e intelectual. Diante disso, sugere-se que IE está relacionado às Habilidade Sociais (HS), pois, de certa forma, abrange relacionamentos interpessoais na sua definição. Contudo, são necessárias pesquisas que comprovam essa relação. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre inteligência emocional e habilidades sociais. Para isso foram aplicados os instrumentos Teste Informatizado de Percepção das Emoções Primárias (PEP), o Teste de Compreensão Emocional (TCE) e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) em uma amostra de 120 participantes, com média de idade de 32,16 anos (DP 8,82), sendo a maioria do sexo masculino (70%). Os resultados indicaram que não houve correlações significativas entre o PEP e o TCE (testes de IE) com o escore geral do IHS (teste de habilidade social). Analisando os fatores do teste IHS, apenas o fator "Auto exposição a desconhecidos e situações novas", apresentou correlação positiva, baixa e significativa com o PEP. Esses dados sugerem que IE e HS são construtos diferentes e que parecem não se correlacionar. Uma possível explicação para o resultado encontrado é o tipo de instrumento, enquanto os que avaliam IE são testes de desempenho (o sujeito precisa demonstrar sua habilidade), o que avalia habilidades sociais é de autorrelato (o sujeito responde a partir do seu julgamento sobre si). Novas pesquisas são necessárias para corroborar, ou não, com os dados encontrados.