Informações do trabalho

Título
AVALIAÇÃO DE NECESSIDADES PARA A PROMOÇÃO DE COMPORTAMENTOS PRÓ-SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tipo de trabalho
Pôster
Autor Principal
IARA DA SILVA FREITAS
Instituição
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Autor(es)
Márcia Helena da Silva Melo
Instituição Origem
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Financiador
Outros - CAPES
Eixo
A psicologia e os desafios da intersetorialidade nas políticas públicas
Processo
Processos Educativos
Área
Psicologia Escolar e Educacional
Palavra-chave
Educação Infantil ,Prevenção ,Promoção de Saúde
Resumo
Comportamentos pró-sociais fazem parte do desenvolvimento socioemocional da criança e são compatíveis com interações sociais cooperativas na escola. Estudos recentes apontam a relevância de ações voltadas a criar contextos mais efetivos em promover esses comportamentos, prevenindo a violência, desde a primeira infância. Diante do exposto, faz-se importante a realização de estudos de avaliação de necessidades, com vistas a identificar déficits e recursos para o delineamento de intervenções. A presente pesquisa possui por objetivo avaliar necessidades relacionadas à promoção de comportamentos pró-sociais, junto a cinco professores e 75 crianças da educação infantil, de uma escola pública do sudoeste paulista. Trata-se de um estudo descritivo, transversal. Para a coleta de dados estão sendo utilizados observação, entrevista semiestruturada, inventário de habilidades sociais educativas do professor e planos de aula. Os dados obtidos serão categorizados e submetidos a análises descritivas e de semelhança de conteúdo. Resultados preliminares apontam que a prática mais frequente dos professores, relacionada à promoção de comportamento pró-social, é estabelecimento de interação positiva e, entre as crianças, os comportamentos de maior ocorrência são ajudar e compartilhar. A medida mais apontada pelos professores para promover a convivência é estabelecimento de regras e, cerca de apenas 1% das atividades constantes em seu planejamento estão relacionadas à socialização das crianças. Espera-se que o presente estudo forneça elementos para a discussão sobre o ensino na educação infantil, bem como ofereça subsídios para a tomada de decisão acerca da implementação de intervenções promotoras de comportamento pró-social e preventivas à violência junto ao município da escola participante.
ISBN
978-85-64749-01-6