Informações do trabalho

Título
STATUS SOCIOMÉTRICO E AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO RELACIONAMENTO ENTRE PRÉ-ESCOLARES
Tipo de trabalho
Pôster
Autor Principal
MARIANA GIANNATTASIO BOZEDA
Instituição
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Autor(es)
Márcia Helena da Silva Melo
Instituição Origem
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Financiador
Sem Financiador -
Eixo
A psicologia e os desafios da intersetorialidade nas políticas públicas
Processo
Processos Educativos
Área
Psicologia Escolar e Educacional
Palavra-chave
Educação Infantil ,Prevenção ,Violência
Resumo
Os relacionamentos que as crianças estabelecem entre si são fundamentais para o desenvolvimento de responsabilidade pessoal, capacidade de autorregulação, construção de interações saudáveis com os outros e promoção de aprendizagens diversas. A literatura tem apontado preocupação com as consequências das dificuldades nas relações entre crianças, reconhecendo os impactos que podem ocorrer em fases posteriores da vida. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral conduzir uma avaliação de necessidades junto a crianças da educação infantil, com foco na análise funcional das interações entre pré-escolares, visando à prevenção da violência na escola. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e com múltiplos casos, que abrangerá uma amostra de aproximadamente 60 crianças de quatro e cinco anos de idade, de uma escola pública de educação infantil, do estado de São Paulo. Para verificar o status social das crianças será realizada a entrevista sociométrica, individualmente, que inclui a solicitação dos motivos para cada indicação feita pela criança entrevistada. Posteriormente, serão observados os comportamentos das crianças que obtiveram as maiores pontuações padronizadas (positivas e negativas) de cada turma, com vistas à formulação de hipóteses funcionais. Os comportamentos alvo serão aqueles declarados pelos entrevistados como motivos para as indicações que fizeram. Serão utilizadas técnicas da estatística descritiva e inferencial para a análise dos dados. Espera-se que o presente estudo forneça elementos para uma melhor compreensão das necessidades do público alvo com intuito de desenvolver ações na escola participante que promovam relacionamentos interpessoais positivos bem como contribuam para a prevenção da violência no ambiente escolar.
ISBN
978-85-64749-01-6