Informações do trabalho

Título
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Tipo de trabalho
Comunicação Oral
Autor Principal
LILIANE DOS GUIMARÃES ALVIM NUNES
Instituição
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Autor(es)
Márcia Helena da Silva Melo
Instituição Origem
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Autor(es)
Silvia Maria Cintra da Silva
Instituição Origem
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Financiador
Sem Financiador -
Eixo
Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros
Processo
Processos Educativos
Área
Psicologia Escolar e Educacional
Palavra-chave
Educação Inclusiva ,Formação Profissional ,Escola
Resumo
Dentre as inúmeras demandas direcionadas ao trabalho da Psicologia Escolar estão aquelas relacionadas à inclusão escolar e à formação docente. A educação inclusiva está posta como uma realidade concreta, os alunos com e sem deficiência assim como outros alunos historicamente excluídos do ambiente escolar estão juntos, na mesma escola. No entanto, percebe-se que políticas e estudos referentes à educação inclusiva focalizam alunos com deficiência e a necessidade de mudanças na escola para incluir esse público. Por considerar fundamental lutar pela consolidação dos direitos humanos de todas as pessoas, numa perspectiva de educação para todos, e a importância de um trabalho inclusivo direcionado também ao professor buscando contribuir com seu desenvolvimento profissional nas questões referentes à educação inclusiva, delineou-se a presente pesquisa de doutorado cujo objetivo é: elaborar, desenvolver e analisar uma proposta formativa de professores sobre a educação inclusiva à luz da Psicologia Escolar numa vertente crítica. Trata-se de uma pesquisa-formação, de abordagem qualitativa, em andamento. Público-alvo: dez professores do ensino fundamental I de uma escola pública de Uberlândia, MG. Metodologia: realização de entrevistas semi-estruturadas e encontros formativos com os professores. Como instrumentos de análise destacam-se: entrevistas, diálogos dos encontros, produções dos professores, diários de bordos. Diante dos dados encontrados, foram definidos, até o presente momento, três eixos de análise: I: O paradigma da inclusão/exclusão: a criança pobre e a escolarização; II: Relação escola-família-inclusão: a culpa é da família?; III: Relação educação e docência: o papel e a função educativa da escola e do professor frente a inclusão escolar.
ISBN
978-85-64749-01-6